Última atualização: 25 de maio de 2023
Pausa / Cancelamento: A menos que dito o contrário no regulamento do plano, todos os planos Monis podem ser pausados/cancelados a qualquer momento, sem prazo mínimo. A pausa ou cancelamento do plano não afeta depósitos realizados anteriormente nem afeta os resgates.
Estornos podem ser solicitados até 30 dias de cada depósito. Após esse prazo, a recuperação de valores é feita por meio de resgates.
4.2.1 Taxa de Estorno: Os estornos podem ou não ter incidência de taxas conforme cada caso, descrito a seguir. Caso haja incidência de taxas, elas estão definidas em 3,5% + R$0,50 por depósito estonado, a fim de custear taxas de cartão de crédito.
4.2.2 Arrependimento até 7 dias da contratação (coberto pelo Código de defesa do Consumidor): O primeiro depósito no cartão celebra o aceite do contrato pelo usuário. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o usuário pode se arrepender em até 7 dias do plano e ter o valor estornado para seu cartão, sem nenhum desconto. Essa condição se encerra assim que que é feito o segundo depósito ou completar 7 dias do primeiro depósito, o que acontecer primeiro. Caso haja um arrependimento após esse prazo, prosseguimos com as regras descrita pelo item 4.2.3, a seguir.
4.2.3 Arrependimento não coberto pelo CDC: Nesse caso, se o usuário se arrepender até 29 dias do depósito, podemos executar o estorno estorno do depósito retendo uma taxa apresentada no item 4.2.1
4.2.4 Cobrança indevida: Caso fique comprovado que houve uma cobrança de valores indevida por parte da Monis, os depósito serão devolvidos integralmente, sem incidência de taxas.
4.2.5 Exemplo: um usuário fez um depósito de R$100 via cartão:
Caso esteja nos primeiros 7 dias do plano ou seja uma cobrança indevida, será estornado para o cartão dele R$100,00;
Após os 7 dias, ele poderá terá desconto de R$4,00 (R$100*3,5% + R$0,50 = R$4,00) e terá R$96,00 estornados para o cartão. Isso poderá ser feito até o depósito completar 30 dias.
Após 30 dias do depósito, o estorno não poderá ser mais feito, porém os valores poderão ser resgatados.
Caso haja alguma suspeita de fraude na conta, ela será bloqueada e não poderá ser movimentada até que essa suspeita seja regularizada. Em alguns casos, valores depositados podem ser devolvidos às contas/cartões de origem. O canal de comunicação oficial para resolução dessas suspeitas é através do email cadastrado pelo usuário .
6.1 Contestações: Caso o banco identifique que uma compra pode ter sido suspeita (contestação), a conta será bloqueada e o seguinte processo será adotado para regularização:
6.1.1 Confirmação da titularidade da conta Monis: Vamos validar a documentação da pessoa cadastrada é a mesma da enviada.
6.1.2 Confirmação da titularidade do cartão: Vamos validar a documentação que o titular da conta também é titular do cartão cujo depósito foi contestado. Tendo sido validada a titularidade da conta e do cartão, a conta é desbloqueada, porém os depósitos contestados continuam bloqueados
6.1.3 Defesa da contestação e bloqueio do depósito: Para desbloquear os depósitos contestados, entendemos com o usuário o motivo da contestação e caso, seja uma contestação indevida, iniciamos o processo de defesa, com auxílio do usuário.
6.2 Resolução da contestação, multa provisionamento: Após apresentar a defesa, o banco emissor do cartão pode levar até 40 dias para resolver a disputa. Nesse período, são bloqueados, além do depósito contestado, R$55,00 para provisionamento de multa.
6.2.1 Resolução da contestação: Caso a resolução da defesa seja em favor da Monis, os valores são desbloqueados e podem ser operados normalmente. Já em caso de perda, os valores contestados são devolvidos ao banco e uma multa de R$55,00 (por contestação) é aplicada à Monis e repassada ao usuário. O valor provisionado para a multa é descontado do saldo do usuário.