Senta na janela, que aí vem Santiago

12 de jan. de 2024

Senta na janela, que aí vem Santiago

Tá fácil viver normalmente sabendo que Santiago te espera com uma taça de Casillero del Diablo diretamente da vinícola Concha y Toro?

Quando se trata desse destino, é preciso mesmo preparar o coração. Afinal, muito antes do avião tocar no solo, você já vai ter se apaixonado perdidamente e, por mais que seja clichê falar isso, não é qualquer lugar que te recebe com um sobrevoo pela Cordilheira dos Andes💙

Recomendamos fortemente que você sente perto da janela e embarque com a gente neste e-mail para descobrir tudo o que te aguarda na capital chilena 🇨🇱

Quando ir?

Santiago é o tipo de lugar que respeita as estações do ano: no inverno, espere temperaturas entre 0°C e 13°C e, no verão, entre 16°C e 35°C.

Quem quer pegar praia tem que se programar para ir entre novembro e março. E então preparar o corpinho para os mares gelados do oceano pacífico e as belíssimas praias de Viña del Mar.

Quem quer fazer a Elsa e brincar na neve tem que viajar entre junho e setembro, que é quando costuma acontecer a temporada de neve. Nesse período, as estações de esqui de Farellones e Valle Nevado recebem muitos turistas (e spoiler: a maioria brasileiros), que se aventuram a aprender a esquiar, a andar de tobogã e a descer de tirolesa no pezinho da cordilheira.

Para os dois casos, não esqueça o protetor solar e o óculos de sol 😎 Acredite, o sol refletido na neve pode queimar mais que um dia de praia.

Chove muito?

O período de chuvas costuma ocorrer entre maio e setembro, mas o clima é bastante seco durante o ano todo. Tenha sempre em mãos uma garrafinha d’água, hidratante e manteiga de cacau.

Quais são os feriados importantes?

Em setembro, mais precisamente a partir do dia 18, Santiago é tomada pelas Fiestas Patrias, o feriado mais celebrado no país, em que os chilenos se sentem ainda mais chilenos!

Com o calor chegando depois de um longo inverno, as ruas e praças tornam a ficar cheias de pessoas, todas embaladas pelas “fondas”: locais com barracas enormes onde se pode ouvir música ao vivo e dançar “cueca”, uma dança tradicional chilena.

Espere encontrar cultura por todos os lados e, principalmente, o cheirinho de anticucho, a versão chilena do nosso espetinho, assando na grelha mais próxima.

O que não posso deixar de provar?

Para um país que tem tanto litoral, faz total sentido que a culinária chilena seja repleta de peixes e frutos do mar. Na verdade, até quem cresceu na beira da praia pode se impressionar com a variedade oferecida nos restaurantes de Santiago.

Outro ingrediente muito presente é o milho, encontrado nos famosos pastel de choclo (um bolinho de milho com manjericão fresco) e cazuelas (um ensopado à base de carne bovina ou peixe).

Agora, se você é um dos puristas que só aceita cachorro-quente com salsicha e pão, prepare-se: o cachorro-quente chileno é diferente de tudo o que você já viu.

Tente chegar em uma barraquinha de rua e pedir um “italiano”: você vai receber um pão com salsicha, tomate fresco em rodelas, maionese e abacate. Isso mesmo, abacate! Pode acreditar, é bem mais gostoso do que parece 😋

Para beber, não deixe de pedir um suco de framboesa geladíssimo, um dos vinhos típicos da região e uma dose de pisco sour! A bebida parece caipirinha e deixa qualquer um alegrinho fácil, fácil.

E aí, tudo pronto para embarcar nessa experiência inesquecível? Se eu fosse você, já começava a aprender espanhol no Duolingo!

Senta na janela, que aí vem Santiago - My Framer Site