Ora pois, conheça Lisboa

6 de fev. de 2022

Ora pois, venha conhecer Lisboa

Como viver normalmente sabendo que um mundo inteiro de novas experiências te espera do outro lado do oceano? 🌍

Essa pergunta pode ter pego você de surpresa, mas é bem provável que a sua viagem para Lisboa esteja passando pela sua cabeça constantemente!

Afinal, em alguns meses, você vai estar se perdendo por suas ruelas estreitas, se encantando com uma riqueza histórica e cultural inigualável, caindo no ritmo do fado e bebendo alguns dos melhores vinhos que você vai provar na vida 🍷

Por entre ladeiras e azulejos coloridos, Lisboa apaixona em cada detalhe. E se você já não estava com a ansiedade lá em cima, agora vai ficar: continue lendo e veja tudo o que te aguarda lá na terrinha 🇵🇹

Quando ir?

Como a maior parte dos destinos europeus, o verão é a época em que Lisboa se torna mais energética e cheia de vida. De julho a setembro, os dias são longos e quase sempre ensolarados, as ruas estão abarrotadas de turistas e o clima quente é um convite constante para conhecer as praias próximas 🏖

Além de não economizar no protetor solar, quem viaja nesse período precisa estar preparado para a muvuca do verão europeu. Especialmente no mês de agosto, quando os estudantes locais saem de férias, a cidade fica bastante cheia e as acomodações, mais caras.

Já o inverno é uma boa opção para quem quer economizar e não se incomoda com ventos fortes e possíveis chuvas. Quando as temperaturas caem, o sol passa a se pôr bem mais cedo e o número de turistas diminui, o que pode ser vantajoso para quem busca uma viagem mais sossegada.

Para um clima ameno e um meio-termo no movimento de turistas, como sempre, as estações intermediárias são as mais recomendadas. Enquanto o outono tem um tom mais cinzento e chuvoso, a primavera é marcada pelo retorno das cores após mais um inverno escuro e gelado.

Chove muito?

Com base no famoso ditado português “abril, águas mil!”, é possível notar que esse mês não economiza no quesito chuva 🌧️

Outro período conhecido por suas águas é o mês de novembro. Embora o outono como um todo seja a estação mais chuvosa, em outubro, ainda é possível presenciar um pouco do céu azul e calor tão característicos do verão.

Quais são os feriados importantes?

Nem todo mundo sabe disso, mas as nossas festas juninas nasceram em Portugal! Durante o mês de junho inteiro, as principais cidades do país celebram os santos padroeiros: Santo Antônio em Lisboa, São João no Porto e São Pedro na Póvoa de Varzim ou Sintra.

As comemorações do santo casamenteiro transformam Lisboa em um grande arraial. As ruas são decoradas com balões de papel, fitinhas e bandeirolas, as churrasqueiras nas calçadas perfumam o ambiente com as tradicionais sardinhas assadas e a regra geral é comer, beber, dançar e se divertir 🎉

Cada bairro tem sua própria programação e, ao explorar a cidade, é possível encontrar diversas opções de arraiais, além de barraquinhas de comida e bebida nos largos e ruas.

O que não posso deixar de provar?

Ir a Portugal e não experimentar bacalhau em todos os seus formatos é um erro gravíssimo!

Esse peixe tão amado pelos portugueses está presente em várias receitas deliciosas, como o bacalhau à Gomes de Sá, à Brás, com natas e assado com batatas.

Outros ingredientes que não vão faltar no seu prato são arroz, azeitonas, pães e o azeite de oliva português, que está entre os melhores do mundo e é um ótimo acompanhamento.

Experimente começar o dia com pão fresquinho e o queijo Serra da Estrela, tão famoso quanto cremoso, para se apaixonar instantaneamente. E se o almoço pedir algo mais reforçado, nada melhor que o arroz de pato, uma espécie de risoto em que o arroz é cozido no mesmo caldo de cozimento do pato, juntamente com chouriço, presunto e temperos.

Para tornar tudo mais doce, não hesite em provar todos os tipos de doces conventuais. Uma categoria que inclui o pastel de Belém legítimo (o único que não é pastel de nata), vendido exclusivamente em uma loja de Lisboa e cuja receita permanece em segredo desde o século XIX.

E então, tudo pronto para se perder nos encantos da terrinha? Pra ficar fixe mesmo, é melhor começar a aprender os dialetos portugueses 🇵🇹 Força!

Ora pois, conheça Lisboa - My Framer Site