Roma, al dente.

20 de jan. de 2024

Venha para Roma, capitche

Como estão os preparativos para a sua aventura em Roma?

Não nos surpreenderia se você já estivesse com as malas feitas e contando os dias para embarcar!

Afinal, do Coliseu ao granizado geladinho na esquina mais próxima, Roma é uma cidade que apaixona e inspira paixões: um lugar onde você não consegue caminhar sem esbarrar em ruínas e obras artísticas que marcaram a história.

Viajar para Roma é ser lembrado constantemente de tudo que é belo e, como diria Dean Martin, That’s Amore 🤌❤️ Continue lendo e veja tudo o que te aguarda na capital italiana 🇮🇹

Quando ir?

Com um destino encantador desses, difícil mesmo é escolher uma época ruim para viajar.

O ano todo, Roma entrega cenários belíssimos e, portanto, a escolha da data vai depender muito de suas preferências climáticas.

Com uma média de 30°C, o verão romano traz um número de turistas bem maior e preços mais altos. O ponto positivo é a liberdade para curtir atrações ao ar livre, caminhar bastante e, é claro, provar todos os sabores de gelato possíveis 😋

Quem busca temperaturas amenas (na casa dos 20°C) deve viajar entre abril e junho ou de setembro a outubro. Nesses períodos, a cidade também tende a estar um pouco mais tranquila, embora ainda bastante movimentada.

Uma dica importante é evitar viajar em agosto, mês em que os italianos entram em férias e fica bem mais difícil encontrar hospedagens disponíveis e estabelecimentos abertos.

Chove muito?

Em Roma, a temporada de chuvas começa em novembro e vai até março, sendo que os meses mais chuvosos são outubro, novembro e dezembro.

Além da chuva, janeiro e fevereiro também são marcados pelo frio, com temperaturas que podem chegar a 0ºC.

Quem não se importa de levar um guarda-chuva e casacos na mala pode economizar bastante viajando nesse período, além de pegar as atrações bem menos lotadas.

Quais são os feriados importantes?

Como era de se esperar, o calendário romano é bastante pautado pela Igreja Católica, sendo que a Páscoa é o período mais movimentado e supera até mesmo o Natal e Ano-Novo.

Para além de feriados católicos, temos a Festa della Repubblica, comemorada no dia 2 de junho. A data, que marca o início da República Itália, é bastante festiva, com direito a desfiles militares e performances aéreas.

O que não posso deixar de provar?

A culinária é um dos grandes atrativos de qualquer destino italiano. Dentre tantas opções de massa, não deixe de experimentar o spaghetti cacio e pepe (com queijo pecorino e pimenta do reino) típico de Roma e o fettuccine alfredo original, servido no Alfredo alla Scrofa, restaurante onde o prato foi inventado.

A pizza legítima italiana é servida inteira, tem massa mais fina e, de acordo com algumas pessoas, é melhor que a brasileira 👀 A receita romana leva anchovas e é altamente recomendado que você a inclua no cardápio.

Para além das massas, em Roma, você também vai encontrar alguns dos melhores azeites de oliva do mundo, excelentes vinhos e queijos (como o clássico Parmigiano Reggiano), e até mesmo sobremesas de primeira qualidade, como tiramisù e cannoli.

E então, tudo pronto para se apaixonar? Se eu fosse você, já começava a imparare l'italiano 🤌🇮🇹

Roma, al dente. - My Framer Site