Gramado, a Suiça brasileira

13 de jan. de 2023

Guter Tag, Gramado.

É bem possível que a sua ansiedade já esteja lá em cima e, se for o caso, queremos te assegurar que isso faz todo sentido!

Afinal, há quem diga que esse destino é a Meca dos românticos e um pedacinho da Europa no Brasil, mas todos podemos concordar que Gramado esbanja uma beleza que tem um leve toque de magia: algo que você não encontra em qualquer lugar.

Será que seu coração está preparado? Continue lendo e veja tudo o que te aguarda nesse tesouro da Serra Gaúcha ⛰️

Quando ir?

Com estações bem definidas, Gramado se transforma completamente ao longo do ano.

Enquanto o inverno traz o branco das geadas, o verão traz o colorido das hortênsias florescendo e o outono, o dourado dos plátanos.

Para os amantes do frio, recomenda-se viajar entre maio e agosto. Especialmente no mês de julho, as temperaturas caem bastante e podem chegar a abaixo de zero, com a possibilidade de geada e, muito mais raramente, neve ❄️

Além de levar aquele casaco reforçado na mala, quem viaja nesse período também precisa estar preparado para atrações mais lotadas e preços mais altos.

De setembro a outubro, as temperaturas sobem e o número de turistas cai, assim como os preços. Em novembro, no entanto, a cidade entra novamente em alta temporada, devido à chegada de sua principal atração: o Natal Luz de Gramado.

Outro ponto importante é que, mesmo no auge do verão, quando os termômetros passam dos 30°C, as noites tendem a ser mais frescas e podem exigir um casaco leve.

Chove muito?

Gramado tem chuvas frequentes o ano todo e, vale dizer, o clima instável é um dos grandes charmes desse destino.

Enquanto abril, maio, junho e agosto tendem a chover menos, janeiro e outubro tendem a chover mais.

Por ter menos incidência de chuvas e ser considerado baixa temporada, maio é um dos melhores meses para visitar Gramado. Especialmente para quem está em casal, uma viagem nesse período pode ser bastante romântica ❤️

Quais são os feriados importantes?

Como uma cidade predominantemente turística, o calendário de Gramado é bastante agitado.

Na Páscoa, os turistas são convidados a voltar à infância e se encantar com ruas decoradas e alguns dos melhores chocolates que você vai provar na vida 🍫 A data traz uma programação intensa, com teatros, apresentações musicais e oficinas gastronômicas, que se estendem ao longo de três semanas.

Outro grande evento é o Natal Luz de Gramado 🎄🌟 Nesse período, a cidade se torna o lugar mais mágico do Brasil, com suas ruas iluminadas por decorações belíssimas e embaladas por uma atmosfera contagiante.

A programação desse período conta com uma infinidade de atrações, com direito a shows, espetáculos e musicais, quase todas gratuitas.

O que não posso deixar de provar?

Destinos frios pedem pratos aconchegantes e, em Gramado, isso não vai faltar.

Experimente começar o dia em um dos tradicionais cafés coloniais para sentir-se abraçado por todos os sabores da Serra Gaúcha: queijos, salames, pães, bolos e, é claro, o típico chocolate quente de Gramado.

Encerrar o dia com um fondue também pode ser uma boa pedida: a sequência de queijos com acompanhamentos e tábua de carnes geralmente termina com chocolate e frutas, criando uma refeição completa e muito saborosa.

Por ter sido formada principalmente por imigrantes alemães e italianos, Gramado também oferece muitas opções de restaurantes especializados nesse tipo de culinária, com pratos como linguiça e joelho de porco, além de uma ampla variedade de massas.

Por fim, não podemos esquecer da típica culinária gaúcha! Ir a Gramado e não provar um churrasco e bom chimarrão é uma ofensa grave que, acredite, você não vai querer cometer 😋🧉

E então, tudo pronto para viver essa experiência inesquecível? Se eu fosse você, já começava a tirar os casacos do armário 😄

Gramado, a Suiça brasileira - My Framer Site