Última atualização: 24 de dezembro de 2024
Pausa / Cancelamento: A menos que indicado o contrário no regulamento do plano, todos os planos Monis podem ser pausados/cancelados a qualquer momento, sem prazo mínimo. A pausa ou cancelamento do plano não afeta depósitos realizados anteriormente nem afeta os resgates.
Estornos podem ser solicitados até 30 dias após cada depósito. Após esse prazo, a recuperação de valores será feita por meio de resgates.
4.2.1 Taxa de Estorno: Os estornos podem ou não ter incidência de taxas, conforme cada caso descrito a seguir. Caso haja incidência de taxas, elas estão definidas em 3,5% + R$0,50 por depósito estornado, a fim de custear taxas de cartão de crédito.
4.2.2 Arrependimento até 7 dias da contratação (coberto pelo Código de defesa do Consumidor): O primeiro depósito no cartão celebra o aceite do contrato pelo usuário. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, o usuário pode se arrepender em até 7 dias do plano e ter o valor estornado para seu cartão, sem nenhum desconto. Essa condição se encerra assim que for feito o segundo depósito ou após 7 dias do primeiro depósito, o que ocorrer primeiro. Caso haja arrependimento após esse prazo, as regras descritas no item 4.2.3 serão aplicadas.
4.2.3 Arrependimento não coberto pelo CDC: Nesse caso, se o usuário se arrepender até 29 dias após o depósito, podemos executar o estorno do depósito, retendo uma taxa conforme apresentado no item 4.2.1.
4.2.4 Cobrança indevida: Caso fique comprovado que houve uma cobrança indevida por parte da Monis, os depósitos serão devolvidos integralmente, sem incidência de taxas.
4.2.5 Exemplo: Um usuário fez um depósito de R$100 via cartão:
Caso esteja dentro dos primeiros 7 dias do plano ou seja uma cobrança indevida, será estornado R$100,00 para o cartão dele.
Após os 7 dias, ele terá um desconto de R$4,00 (R$100 * 3,5% + R$0,50 = R$4,00) e receberá R$96,00 estornados para o cartão. Isso poderá ser feito até o depósito completar 30 dias.
Após 30 dias do depósito, o estorno não poderá mais ser feito, mas os valores poderão ser resgatados.
A conta Monis não possui taxas para seu uso normal, porém alguns dos nossos planos podem possuir taxas, que estão descritas em seus regulamentos próprios.
Os 3 tipos de taxas são: no depósito, no resgate ou via pagamento recorrente. Os detalhes de cada cobrança estão descritos dentro dos planos, mas descrevemos aqui as mecânicas gerais desse tipo de taxa:
Caso um plano tenha taxa sobre os depósitos, ela será adicionada ao valor do depósito. Por exemplo, se um usuário deseja guardar R$100,00 e a taxa for de R$4,00, será feita uma cobrança de R$104,00 no meio de pagamento, sendo descontados R$4,00 instantaneamente.
Alguns planos da Monis poderão ter taxas no momento do resgate. Nesses casos, o saldo para resgates será dividido em 2 tipos: com e sem taxas, conforme os planos e depósitos feitos anteriormente pelo usuário.
5.2.1 Resgate sem taxas: Caso o usuário tenha saldo livre de taxas no resgate, ele será informado no momento do resgate e o usuário poderá escolher resgatar desse saldo. Por exemplo: o usuário deseja resgatar R$100,00. Será descontado R$100,00 da conta do usuário e transferido esse valor para a conta do usuário.
5.2.2 Resgate com taxas: Caso o usuário tenha saldo sujeito a taxas no resgate, ele será informado no momento do resgate e o usuário poderá escolher resgatar desse saldo. O valor das taxas associadas a esse saldo será calculado e apresentado ao usuário no momento do resgate. Por exemplo: o usuário deseja resgatar R$100,00 e a taxa calculada é de R$2,90. Será descontado da conta do usuário R$102,90 e transferido R$100,00 para a conta do usuário.
Caso o usuário faça adesão a um plano com pagamento recorrente de outros tipos de assinatura, a cobrança poderá acontecer de duas formas: cobrando diretamente no meio de pagamento cadastrado ou descontando do saldo.
A conta Monis pode ser encerrada a qualquer momento pelo usuário. Caso haja pendências (plano ativo, saldo na conta, etc.), elas serão informadas por comunicação via app ou e-mail. Assim que forem regularizadas, o usuário poderá solicitar o encerramento da conta, e ela será encerrada em até 2 horas.
6.1. Inatividade
A Monis se reserva o direito de reduzir a zero os saldos das contas sem atividade de depósitos por mais de 3 meses e encerrá-las. Isso se inicia a partir de 25/12/2024, quando essa informação foi comunicada aos usuários.
6.1.1. Resgates Pendentes: Caso haja solicitações de resgates pendentes anteriores aos 90 dias de inatividade, elas serão processadas antes de a conta ter o saldo reduzido a zero.
Caso haja alguma suspeita de fraude na conta, ela será bloqueada e não poderá ser movimentada até que essa suspeita seja regularizada. Em alguns casos, valores depositados podem ser devolvidos às contas/cartões de origem. O canal de comunicação oficial para resolução dessas suspeitas é através do email cadastrado pelo usuário .
7.1. Contestações:
Caso o banco identifique que uma compra pode ter sido suspeita (contestação), a conta será bloqueada e o seguinte processo será adotado para regularização:
7.1.1. Confirmação da titularidade da conta Monis: Vamos validar se a documentação da pessoa cadastrada é a mesma da enviada.
7.1.2. Confirmação da titularidade do cartão: Vamos validar se a documentação do titular da conta também corresponde ao titular do cartão cujo depósito foi contestado. Tendo sido validada a titularidade da conta e do cartão, a conta será desbloqueada, porém os depósitos contestados continuarão bloqueados.
7.1.3. Defesa da contestação e bloqueio do depósito: Para desbloquear os depósitos contestados, entenderemos com o usuário o motivo da contestação e, caso seja uma contestação indevida, iniciaremos o processo de defesa, com auxílio do usuário.
7.2. Resolução da contestação, multa e provisionamento:
Após apresentar a defesa, o banco emissor do cartão pode levar até 40 dias para resolver a disputa. Nesse período, serão bloqueados, além do depósito contestado, R$55,00 para provisionamento de multa.
7.2.1. Resolução da contestação: Caso a resolução da defesa seja favorável à Monis, os valores serão desbloqueados e poderão ser operados normalmente. Em caso de perda, os valores contestados serão devolvidos ao banco e uma multa de R$55,00 (por contestação) será aplicada à Monis e repassada ao usuário. O valor provisionado para a multa será descontado do saldo do usuário.